RIT Podcast

INFOGRÁFICO: O Caminho para o Sucesso nos SNG Low Stakes

Todo jogador de poker, seja ele profissional ou não, certamente destinou horas e horas do seu grind ao jogo em Sit and Gos (ou SNG).

Isso porque ao jogar Sit and Go o jogador adquire experiência em diversas fases de um torneio, Early Game, Middle Game, Late Game, Bolha, Mesa Final, Heads Up…

Mas não só por isso. Existem diversos jogadores que se profissionalizaram e focaram única e exclusivamente no jogo em Sit and Go. A variância do jogo é menor, o que permite manter um gráfico mais estável, apesar de não permitir AQUELE big hit. Ainda.

Veja este gráfico abaixo.

gráfico sharkscope senia138

Este é o gráfico, extraído do SharkScope, do jogador Senia138, muito conhecido de quem grinda SNG Low Stakes. Muito provavelmente este jogador joga quase que exclusivamente SNG, salvo algumas exceções, como pode-se perceber nos hits em azul. Bonito gráfico, não? Sempre ascendente, regular. Jogador muito disciplinado.

Porém, não existe uma relação necessariamente direta entre variância menor e gráfico estável. Aliás, até pode existir. Se você jogar mal, seu gráfico terá uma “linda” estabilidade descendente. 😛 Mas não queremos isso, não é mesmo?

Contudo, o contrário também é verdadeiro. Sendo um bom jogador, é possível manter-se positivo, como no exemplo acima. Para isso, é preciso traçar estratégias de jogo.

Assim, montamos este infográfico com algumas dicas de como manter seu jogo em Sit and Gos lucrativo. Essas dicas podem mudar a cara do seu jogo. Confira.

infografico-sucesso-em-sng-final

1. Tight no Inicio

Recomendamos jogar pelo menos os 3 primeiros níveis de blind de maneira extremamente tight. Em comparação com o seu stack, ainda existem poucas fichas no pote pré flop e não vale a pena tentar levá-las com mãos marginais no início. Além disso, quando vier a grande mão que te permitirá a dobrada, cada ficha perdida é uma ficha a menos que você deixou de ganhar.

2. Identifique os fishes

Em low stakes, a quantidade de fishes é grande, especialmente no início do torneio. É de fundamental importância identificá-los o quanto antes pois é bem provável que eles sejam sua principal fonte de fichas. Atitudes como muitos limps, raises muito baixos ou muito altos, pagar muito com mãos questionáveis são indicadores dessas carteiras.

3. Aplique notas

As notas são um recurso extremamente útil, especialmente quando se joga várias meses. Não dá pra acompanhar apenas “no olho” tudo o que os jogadores fazem em todas as mesas, então criar notas previamente e utilizá-las durante o jogo pode te auxiliar nas decisões futuras.

4. Mãos grandes, potes grandes

Não comprometa muito do seu stack com mãos medianas. Deixe para “atolar” num spot melhor, onde você tenha uma mão de fato vencedora. Em caso de dúvidas, prefira controlar o pote no início do torneio.

5. Seja agressivo

Slowplay não rima com low stakes. Nesses níveis, além de muitos fishes, existem muitos callings stations: Jogadores que não se cansam de pagar e pagar com 2 par, 3o par ou draws. Portanto, identificando um desses, empurre muitas fichas quando acertar sua mão.

6. Steal e Resteal

Dois recursos de grande importância são os steals e resteals. A medida que os blinds vão aumentando, é preciso fazer a manutenção do seu stack roubando blinds sempre que possível. Mas além de você, muita gente também está fazendo o mesmo. Dessa forma, roubar o ladrão (resteal) também é uma alternativa viável e lucrativa.

7. Abra o range na hora certa

Quando os blinds sobem, é preciso abrir o range para poder levar os potes, do contrário os blinds irão detonar suas fichas. Você irá precisar jogar com mãos mais especulativas e ter boa leitura pós flop para vencer.

8. Pressione na bolha

Ao chegar na bolha, todos estão ansiosos para ficar ITM o mais rápido possível. Se aproveite disso. Os stacks mais curtos estão desesperados e podem te shovar com um range maior de mãos. Os stacks maiores podem te pagar com um leque maior sem comprometer sua vida no torneio. E os stacks médios estão no meio do caminho. São os alvos ideais na bolha. Pressione eles.

9. Jogue pela cravada!

Ao estourar a bolha, não é preciso jogar feito um louco. Dependendo do seu stack, o ICM pode ser ainda bastante importante nas suas decisões. Porém, seu objetivo sempre deve ser a cravada, e não ficar uma posição acima no payjump. Tenha isso sempre em mente.


Gostou deste conteúdo? Então compartilhe em seus grupos e redes sociais.

Ouça o último episódio do RIT Podcast – Episódio 12 – Softwares de Apoio: por que utilizar?

Leia nosso o último artigo – Foco, Força e Flow: Como obter a alta performance no poker? 

2 Comments

  1. Pingback: Diagrama: Como não ser vítima de um golpe na compra/venda de dólares | RIT Podcast - Run It Twice - Poker

  2. Pingback: Usando o All In Equity para acabar com o choro das bad beats de uma vez por todas | RIT Podcast - Run It Twice - Poker

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *