Explicado: 4 Situações de ICM em Torneios Para Nunca Mais Errar

As situações fortemente afetadas pelo Independent Chip Model (ICM) são verdadeiramente onde o dinheiro é ganho ou perdido em torneios de poker. Você pode esmagar um torneio inteiro e, em seguida, cometer um erro de ICM na mesa final que lhe custará todo o valor que você construiu.

Hoje, vamos discutir 4 das situações mais importantes para considerar o ICM. Para os fins deste artigo, eu assumirei que você está familiarizado com ICM.

As 4 situações que abordaremos neste artigo incluem:

  • ICM na Bolha do ITM
  • ICM na Bolha da mesa final
  • Considerações de ICM com 6 jogadores restantes
  • ICM em satélites

Vamos lá!

ICM na bolha do dinheiro

A bolha de dinheiro é provavelmente a situação de ICM mais comum em um torneio de poker.

Em primeiro lugar, é importante enfatizar a importância de ser consciente do ICM na bolha do dinheiro. Muitos jogadores ignoram um simples ITM de 2x o buy-in e não ajustam sua estratégia. Não importa se você está em um High Roller de US $ 10K ou grindando um MTT online no Big $ 22, passar pela bolha do dinheiro é crítico para a sua winrate geral. Sim, perder na bolha de dinheiro não é tão significativo quanto perder nos últimos seis left, mas é importante.

Ser o short stack é ruim em qualquer ponto de um torneio, mas especialmente na bolha. Isso significa que você não tem fichas suficientes para jogar loose, e que você precisará ser muito consciente do ICM. Como o short stack, você deve monitorar constantemente a bolha e avaliar se você deve correr riscos ou não.

Também é importante prestar atenção a quão perto você está na bolha. Estar a 5 da bolha é muito diferente do que estar a 100 (dependendo do tamanho do torneio), e assim você deve tratar os dois cenários de forma diferente. Se você está a 5 jogadores de distância, você pode estar apto a foldar com, digamos, 12 big blinds, em situações onde provavelmente não faríamos se estivéssemos a 100 jogadores da bolha.

Como stack médio, você pode tirar vantagem em mesas tights abrindo mais, a menos que ou outro stack médio ou grande esteja abrindo seu range de open raise e 3bet. Sua estratégia nesses pontos dependerá muito da dinâmica das mesas e da força de outros jogadores.

Como stack deep, você pode aproveitar ainda mais abrindo seu range de open raise e fletando/3betando stacks médios com mais freqüência. Você tem a capacidade de pressionar outros stacks e ameaçar a vida deles no torneio. Ser um deep stack na bolha do dinheiro oferece uma ótima oportunidade para construir seu stack e empilhar ainda mais em preparação para uma deep run. Você encontrará situações em que abri any two pode ser lucrativo. Certifique-se de relaxar com um deep stack!

ICM na bolha da mesa final

A bolha da mesa final é uma situação única, e as questões sobre o ICM não são tão significativas quanto você pensa.

A menos que você esteja jogando no Main Event da WSOP, o payjump do 10º lugar para o 9º não é muito significativo. Como resultado, você pode assumir alguns riscos. Lembre-se de que, em um ambiente ICM, os jogadores não podem pagar os shoves muito loose, o que dá ao agressor uma vantagem.

Você precisa considerar o tamanho do stack, mas ao ser agressivo e construir um grande stack na bolha da mesa final, você pode gerar para si uma expectativa positiva de jogo para a mesa final. Entrar na mesa final com um grande stack é muito, muito vantajoso.

Muitos jogadores têm medo de perder a mesa final e, por isso, ficam tights demais. O prestígio de fazer uma mesa final também pode ser intimidante e fazer com que um jogador mude seu jogo com apenas 10 a 12 jogadores restantes. Você pode tirar proveito, abrindo e capitalizando a tendência desses jogadores de jogar mal perto de uma bolha de mesa final.

Se você é um short stack, pode procurar spots para shovar os oponentes, onde dar call e perder prejudicaria dramaticamente suas chances na mesa final. Além disso, com 10-12 jogadores jogando em 2 mesas curtas, a abrir mais loose é mais apropriada.

ICM durante os seis últimos

Este é um tópico que você precisa estudar e depois estudar mais e continuar estudando.

A quantidade de dinheiro que você faz nos torneios é decidida principalmente pelos seus resultados com 6 left. Entre os seis primeiros, há payjump (geralmente) maiores, e, portanto, a pressão de ICM torna-se muito importante.

Na verdade, o jogo 6 handed em uma mesa final é tipicamente muito avançado. Então, além do que discutimos hoje, sugiro mergulhar em várias situações de ICM através do ICMizer ou Hold’em Resource Calculator.

Para nossos propósitos, vamos discutir rapidamente o impacto do tamanho do stack no ICM durante os 6 left de um torneio.

Primeiro, quando você é o short stack, você precisará procurar situações rentáveis ​​e não pode abrir / foldar muito loose. Uma coisa a considerar é se existem outros short stacks na mesa. Se não houver, então você pode shovar um pouco mais solto em alguns spots. Mas se há outro short stack, então você deve diminuir seu range de shove. É mais provável que alguém caia do torneio antes de você com outros short stacks na mesa. Mas sem outros short stacks, é muito menos provável que outro jogador caia antes de você ou dobre.

Claro, você preferiria ter um stack médio, mas ter um stack médio também te algema quando a pressão de ICM é alta. A razão para isso é que o EV de foldar e esperar que outros jogadores caiam pode se tornar maior ao EV de jogar certas mãos.

Como um stack médio, você tem que ser especialmente cuidadoso com quem você joga contra. Não há muitas mãos que você pode obter confortavelmente ir all in pré-flop contra um big stack ou outro stack mediano.

Você precisa imaginar que há uma porcentagem adicional do valor esperado necessário para cada jogador individual na mesa. Esta porcentagem aumenta dependendo do tamanho do stack do seu oponente. Contra um grande stack ou outro stack médio, essa porcentagem adicional de EV será muito maior. Contra um short stack, será menor, mas ainda maior do que em um spot não-ICM.

Por exemplo, em um ambiente de cash game (ou ambiente de torneio normal), você pode ter cerca de 35% de equidade no BB contra o range de um oponente, e assim, fletar pré-flop em certas ocasiões pode ser lucrativo. Esses mesmos spots provavelmente não são rentáveis ​​em um ambiente ICM.

Suponhamos que tenhamos T ♠ 4 ♠ no BB jogando 6 handed em um cash game, e o HiJack abre para 2.5bb. Estimamos que seu range é o seguinte:


Estimativa do range do HJ ​​(Vermelho = Raise, Azul = Fold)

Com T ♠ 4 ♠, contra esse intervalo, temos cerca de 34,7% de equidade.

Contra um size de 2.5bb (1.5 / 2.5 + 2.5 + 0.5), precisamos apenas de 27.3% de equidade, por isso é um muito padrão defender em um ambiente normal e não ICM.

Em contraste, em uma mesa final com seis jogadores restantes, podemos considerar foldar ao obter o mesmo preço (embora o tamanho do raise tenha que ser maior), se o nosso oponente tiver um grande stack e puder jogar o pós-flop. Consequentemente, precisamos ajustar (apertar) o nosso range de defesa do BB nesta situação, quando ICM é um fator.

Isso se aplica a todos os tamanhos de stack e não apenas ao stack mediano. Você sempre precisa considerar o tamanho do stack de cada jogador na mesa.

Como um big stack, você deve aproveitar os stacks medianos, abrindo em cima deles o máximo possível. Como mencionei anteriormente, os stacks médios precisam jogar muito tight, e isso beneficia muito os stacks grandes. Não tenha medo de abrir seu range de open raise e manter sua vantagem como um big stack. Não seja o jogador que apenas folda no 3-handed final porque é o caminho mais seguro para um uma premiação decente. Ter um grande stack em um ambiente ICM é uma grande vantagem que você não quer desperdiçar.

ICM em satélites

Não é incomum acabar em spots difíceis devido às questões de ICM durante os torneios de satélites. Há vezes em que você deve foldar AA pré-flop em um satélite, por exemplo.

Os satélites são uma estrutura única de torneios que exigem consciência aguda de ICM. A principal diferença entre os torneios de satélites – a maioria dos satélites, de qualquer forma – e torneios normais é que todos são vencedores iguais em satélites.

Uma das chaves para ser um jogador de satélite bem-sucedido é a capacidade de prever o comprimento da bolha. Se você pode determinar quanto tempo a bolha será, você pode tomar decisões de ICM com base no tamanho do stack.

Para tirar um exemplo fácil, se você tiver a 2ª maior stack com 130 jogadores restantes e 100 jogadores ITM, então você provavelmente pode se afastar do seu computador e ganhar dinheiro com facilidade. Mas, como um short stack ou mediano com a mesma quantidade de jogadores, você precisaria monitorar quantos jogadores permanecem e em que posição você está. Você precisará estar muito ciente de ICM e escolher os seus spots para shove de acordo com ele.

Este ponto é na maioria dos outros aspectos semelhantes a uma bolha de um torneio, mas em vez de um buy-in de 2x, um satélite geralmente fornece um retorno de 10x ou mais. Pense nisso – você está indo para casa com 10x seu buy-in ou nada. É por isso que as questões de ICM são tão importantes nos satélites.

Empacotando

Discutimos alguns dos cenários mais importantes em que o ICM é importante, mas há muitos outros ainda importantes. O resultado geral é que saber em que situação você é importante saber até que ponto os fatores de ICM em sua tomada de decisão e como ajustar seus ranges com base na pressão de ICM.

Eu recomendo estudar spots de ICM com freqüência. Ter uma compreensão intuitiva do ICM irá melhorar sua winrate, pois os spots de ICM é onde todo o dinheiro ganho num torneio poker.

Boa sorte lá fora!

Este artigo é uma tradução. O artigo original é do site UpSwing, e pode ser acessado através deste link.

_______________________________________________

Gostou deste conteúdo? Então deixe seu comentário e cadastre-se em nossa lista de emails.

Ouça o último episódio do RIT Podcast – Episódio 27 – Mitos do Poker

Leia nosso último artigo: Níveis de Pensamento: Jogando Poker Além das Cartas

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s