RIT Podcast

Como não ficar perdido diante de uma donk bet

O que é uma “Donk Bet”?

A ação padrão pós-flop no poker é o jogador que pagou pré-flop fora de posição checkar 100% do range de mãos para o raiser pré-flop. Uma donk bet ocorre quando o pagador fora de posição pré-flop lidera a aposta no flop antes que o raiser pré-flop tenha a chance de fazer uma cbet (leia nosso artigo sobre cbet).

poker live straight draw

Donk betar só é relevante em potes heads-up entre um único pagador pré-flop e um único raiser pré-flop. Em um pote multiway, apostar fora de posição é chamado de “lead” e é geralmente uma jogada forte.

Uma donkbet no turn ou no river ocorre quando o raiser pré-flop dá uma cbet numa street anterior, e o pagador pré-flop decide liderar o turn ou river. Donk betar no turn e no river (leia no artigo sobre como jogar no river corretamente) pode ser uma jogada forte para jogadores avançados em boards muito específicos, mas donk betar no flop é quase sempre um erro.

Porque donk bets têm uma imagem negativa

Donk betar tem uma imagem negativa porque torna você fácil de explorar. Donk betar cria um desequilíbrio em seu range de check que os jogadores ainda mais fracos vão conseguir entender.

Ter ranges equilibrados significa que você é difícil de prever. Se você está donk betando qualquer par ou melhor no flop, por exemplo, os jogadores podem explorá-lo foldando suas mãos fracas, aumentando o range de valor, e dando call em seus draws. Quando você checkar, seu oponente sabe que você tem uma mão fraca e pode blefar de maneira muito rentável.

Os jogadores às vezes ficam frustrados com jogadores que donkbetam. Se você não entender o seu adversário e por que eles estão donk betam, você será colocado em situações onde você se sente perdido.

Quando você enfrenta uma donkbet, nunca aja instantaneamente. Respire, pense e planeje.

Como responder a uma donk bet

Não fique frustrado com jogadores que donk betam. Fique feliz porque eles estão jogando incorretamente contra você. Quando um jogador donkbeta, é quase certamente uma jogada fraca, que você pode explorar.

Enfrentando o “mini donk bet”

Uma estratégia de donkbet comum é o “mini donk“, quando um jogador donk beta 1 big blind. Você geralmente pode tratar isso como um check, simplesmente chamando todas as mãos que você checkaria e cbetando normalmente. No entanto, você precisa tomar notas sobre a variedade de mãos que fazem isso com e como eles respondem às suas cbets após a mini-donkbet em comparação com o check. Se você receber uma leitura sobre o seu oponente que eles estão foldando 90% para cbets após mini-donkbets, você pode apostar todo o seu range!

Estatísticas para donkbet no poker online

As duas estatísticas mais importantes no poker online para lidar com donkbet no flop são “donk bet on flop” e “folded to continuation bet on flop“. Estas duas estatísticas combinadas te darão uma visão mais clara da estratégia de donkbet do seu oponente.

Tenha cuidado ao usar essas estatísticas antes de ter pelo menos 100 mãos. Demora cerca de 1000 mãos para um tamanho bom de amostra.

Está curtindo este artigo? Então se cadastre em nossa lista para receber nosso conteúdo em primeira mão. Clique aqui para se cadastrar.

Jogadores com donk bet e fold para cbet de 100%

Os adversários mais fáceis de jogar contra são aqueles que têm uma “donk bet on flop” e “folded to continuation bet on flop” que somam aproximadamente 100%. Por exemplo, um jogador pode ter uma aposta de donk de 30% e um fold para flop cbet de 70%. Neste caso, não é difícil ver que, em geral, seu oponente está donkbetando quase todas as mãos que eles estão dispostos a continuar e check/foldar o resto do seu range.

Jogar contra esse jogador é muito simples. Quando ele checkar, você pode apostar e esperar que ele folde. Isso nos leva a blefes muito rentáveis e oportunidades de semi-blefes.

Quando o seu adversário donkbeta, ele está dizendo que ele quer continuar na mão. Você pode geralmente pagar com suas mãos prontas de força média e draws fortes, e re-aumentar por valor.

Como você interpreta as estatísticas de donk bet no poker online?
0% -10%

Este range é quase completamente valor. A menos que seu oponente tenha uma porcentagem extremamente elevada de “call em pré-flop raise”, encontrar mãos como top pair top kicker é provavel e estará em apuros. Quanto maior o VPIP de um jogador, mais fraco é seu range no total, incluindo seu range de donkbet. Você deve ver que os jogadores que você identifica como jogadores fortes têm uma porcentagem de donk dentro deste intervalo. Muitos jogadores que pensam no jogo nos low stakes não conseguem resistir ao donk bet imaginando mãos como trincas em boards com mais draws.

11% -20%

Ainda quase inteiramente valor. Prossiga com cuidado. Seu oponente também pode apostar os seus draws mais fortes.

21% -40%

O range de donkbet está começando a se ampliar. Enquanto seu oponente provavelmente donkbeta algumas mãos fortes, ele também é susceptível de ter um monte de blefes em seu range.

41% -50%

Você deve estar suspeitando muito de seu oponente, que está muito provávelmente donkbetando um range fraco de mãos, juntamente com algum valor.

51% -100%

Isso está ficando ridículo. Seu oponente tem 0 respeito com nosso range de mãos, e está donk betando uma quantidade estupida. Eles estão aqui para gamblear!

Quando donkbetar?

O jogador mais fácil de explorar por donk bet é um jogador que não está apostando muito frequentemente, mas está pagando muito. Eles podem ter uma estatística de cbet de flop de 40% ou menos, mas estatísticas de call muito altas e um “foi para o showdown” de 30% ou mais. Esse é um jogador passivo. Contra esse jogador, você pode donkbetar por valor.

Este é um conteúdo traduzido. Para ler o título original, clique aqui.


Deixe seu comentário sobre o assunto. Seria muito bom poder discutí-lo com você.

E se você gostou desse conteúdo, use a barra de compartilhamento abaixo e mande para seus amigos.

Cadastre-se em nossa lista de emails para receber esses e outros conteúdos em primeira mão.

Conheça nosso podcast. Escute nosso último episódio: Entrevista com Vinicius “Batovs” Collaço, ex Akkari Team

Ou então continue evoluindo no poker e leia nosso último artigo: Como jogar por valor sem acertar o board

2 Comments

  1. Pingback: Usando o All In Equity para acabar com o choro das bad beats de uma vez por todas | RIT Podcast - Run It Twice - Poker

  2. Pingback: A importância do review de torneios no poker | RIT Podcast - Run It Twice - Poker

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *