RIT Podcast

Usando as estatísticas de HUD para 3betar e 4betar corretamente

O que é uma 3-bet?

A 3-bet ocorre quando o raise do pré-flop original é reaumentado por outro jogador.

A 4-bet ocorre quando uma 3-bet é reaumentada por qualquer jogador.

3bet

A razão pela qual é chamado de 3-bet é porque o lançamento automático dos blinds é considerado a primeira aposta. A segunda aposta (2-bet) é quando um jogador levanta as blinds em vez de chamá-las, e a 3-bet é o re-raise da 2-bet.

As estatísticas de 3-bet levam muito mais tempo para obter dados estatisticamente úteis do que estatísticas como VPIP e PFR. Depois de obter pelo menos 1000 mãos de seu oponente, você pode estar razoavelmente certo de que você tem boa informação sobre suas tendências. Se você só tem 100 mãos em seu oponente, tenha muito cuidado antes de mudar sua estratégia demais.

O que queremos dizer com a mudança de sua estratégia?

Lembre-se, você precisa aprender a jogar um poker sólido primeiro. O segundo passo é explorar as falhas principais do seu oponente. Como um novato, muitos jogadores vão começar 3-betando apenas as mãos que são muito fortes. Entender a 3-bet em um nível mais profundo e subir a uma escala de 3-betting mais alta é uma etapa principal na viagem do jogador de poker em nível iniciante ao intermediário.

Por que nós 3-betamos?

Há duas razões para fazer qualquer aposta no poker. A primeira é por valor. A segunda é por blefe. Assim, todos os 3-bets ou serão por valor ou para blefar seu adversário.

Um bom primeiro conceito para entender é ranges capados x ranges não capados.

Se um jogador abre a partir da primeira posição, ele pode ter mãos tão fortes como AA e KK. Sua escala é considerada não capada.

No entanto, se um segundo jogador paga pré-flop, então ele tem um range capado. Porque ele quase sempre 3-beta mãos tão fortes como AA e KK, então essas mãos estão essencialmente fora do seu range. Eles estão indo pós-flop com um range capado contra uma range não capado.

No entanto, se um jogador 3-beta o aumento original, então ele pode agora ter AA e KK em seu range. Se o raiser original simplesmente paga, então ele está agora com o range capado, pois seria mais provável uma 4-bet com uma mão tão forte como AA ou KK.

Quando você 3-beta, você tem um range não capado, o que torna mais difícil para o seu adversário para jogar contra você. Você vai para o flop com a iniciativa e tem todas as suas mãos mais fortes disponíveis para você.

O que é uma boa porcentagem de 3-bet?

Os jogadores vencedores não apenas 3-betam com suas mãos mais fortes. Nos micro limits, uma boa porcentagem de 3-bet estará em torno de 5-9 %. Os jogadores podem vencer agressivamente com percentuais de 3-bet tão altos quanto 11%, no entanto, geralmente para iniciantes é muito mais fácil jogar com um range curto de 3-bet.

É muito mais fácil jogar contra um jogador que 3-beta apenas 2-3 % de suas mãos em comparação com um jogador que 3-beta 6-8%. Quando você está contra o primeiro jogador, você sabe que ele provavelmente só tem JJ + e pode facilmente foldar suas as mãos contra seu range de 3-bet.

Quando você deve 3-betar?

É fácil entender a 3-bet por valor. Ao jogar um poker sólido, agressivo, você quer sempre 3-betar suas mãos mais fortes contra seus adversários. Isso permite que você jogue potes muito maiores com suas mãos mais fortes.

Isso faz apenas cócegas na teoria de 3-bet.

Quando você está decidindo 3-betar, você deve olhar para o range de mãos que seu oponente está abrindo de cada posição usando a estatística de Unopened Preflop Raise (UOPFR). Usando um programa de range de mãos, como o Poker Stove ou Equilab, você pode ver que range de mãos que eles estão abrindo, e decidir qual a gama de mãos para flat call ou re-raise. Você quer fletar seus oponentes com as mãos que batem seu range, porque você tem um range capado contra o range não capado deles.

Ao escolher as mãos para re-raise em uma estratégia polarizada, você precisa aumentar com as mãos que são mais fortes do que seu range (valor) e ligeiramente mais fracas para pagar (seus bluffs). Não faz sentido começar a 3-bet ar por blefe com uma mão como 34s como um novato. É muito melhor usar uma mão como T9s que joga muito melhor contra seu range de call. 

Vejamos as estatísticas que ajudam a determinar quando 3-betar ou não.

Antes de tentar uma 3-bet, você precisa entender como as estatísticas do poker são relevantes e seus acrônimos no HUD. São elas:

  • Fold para 3-bet pré-flop em posição (F3B IP)
  • Fold para 3-bet pré-flop fora de posição (F3B OOP)
  • Fold para cbet em flop em 3-bet pots (FCB_3)
  • 4-bet pré-flop

Está curtindo este artigo? Então cadastre-se em nossa lista clicando aqui e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Fold para 3-bet

A estatística de fold para 3-bet é a mais importante para entender. Em uma estratégia equilibrada, você terá uma fold para 3-bet em algo próximo de 55%. No entanto, nos microlimits este número será geralmente mais elevado, porque os jogadores geralmente tendem a ter valor quando eles 3-betam.

Se um jogador está foldando 30% ou menos para 3-bets, então você precisa aumentá-los principalmente por valor. Isto implica utilizar um range despolarizado.

Se um jogador está foldando 65% ou mais para 3-bets, então você precisa aumentá-los principalmente por blefe. Isto implica utilizar um range polarizado.

As porcentagens de fold para 3-bet funcionam em uma escala deslizante. Quanto mais perto eles estiverem de 30% ou menos, mais você deverá jogar por valor. Quanto mais próximos estiverem de 65%, mais blefes você irá incluir no seu range.

Fold para cbet no flop em 3-bet pots

A estatística mais útil que determinará a sua estratégia pré-flop é “Fold para cbet no flop em 3-bet pots”.

Essa estatística pode alterar a forma como você escolhe seu range. Contra jogadores que têm um grande fold para cbet no flop, você pode começar a abrir seu range para ter uma concentração um pouco maior de blefes.

4-bet pré-flop

Tome cuidado ao 3-betar um jogador que tem um alto percentual de 4-bet. Contra esses jogadores, você pode desenvolver uma estratégia de 3-betar um range mais apertado e 5-betá-los (que é muitas vezes um all-in pré-flop), se eles estão pagando muito, ou dar um flat call em suas 4-bets com seu range de valor e jogar o pós flop.

Ranges de 3bet despolarizados versus polarizados

Quando nós 3-betamos um range de mãos que é mais forte do que o range de mãos que o nosso adversário está abrindo, estamos aumentando principalmente para o valor. Isso é chamado de estratégia despolarizada.

Quando nós 3-betamos uma gama de mãos que inclui ambas as mãos, as que são mais fortes e mãos que são mais fracas do que a gama de mãos de nosso adversário, então estamos aumentando tanto por valor e quanto por blefe. Nós equilibramos este range, dependendo da sua estatística de fold para 3-bet. Isso é chamado de estratégia polarizada.

Usando 3-bets para defender os blinds

3-bet é uma estratégia muito poderosa contra jogadores que estão atacando seus blinds.

O small blind é o mais difícil de defender. Isso ocorre porque, se você paga pré-flop, o jogador no big blind terá um preço muito bom para pagar, em comparação com o tamanho do pote. Isso coloca você em situações em que você é forçado a jogar fora de posição contra dois outros jogadores. Além disso, seus oponentes sabem que o número de mãos que você tem é limitado, porque você sempre daria um 3-bet com suas mãos mais fortes.

Uma estratégia mais forte para iniciantes é usar uma estratégia de 3-bet ou fold do small blind. A menos que você tenha uma razão muito boa para o flat call (por exemplo, você tem um jogador muito passivo no big blind e sua mão é um par de bolso que tem grandes implied odds quando você hitar a trinca), então você deve foldar a mão ou 3-betar.

Para defender o seu big blind, você vai 3-betar dependendo do seu oponente, mas com a compreensão de que, porque estar fora de posição contra todos, você precisa ter um range forte.

Em geral, quando encontrar uma tentativa de roubo do botão, você pode pelo menos aumentar com o top 15% de suas mãos. Se você está contra um jogador que está foldando demais para 3-bets, está foldando demais para cbets em 3-bet pots, ou está abrindo muito o range do botão, você pode adaptar o seu range de 3-bet, aumentando para explorar os erros em seu jogo.

O que você faz se está enfrentando uma 3-bet?

Se você tiver aumentado pré-flop e estiver enfrentando uma 3-bet, o primeiro passo é olhar para a sua percentagem de 3-bet a partir da posição em que eles estão. Jogadores podem, por vezes, ter um intervalo maior de 3-bet do small blind do que de middle position, por exemplo.

Você pode então usar um programa como o Poker Stove ou Equilab para introduzir sua porcentagem e começar com uma idéia boa de que mãos 3-betar. Por exemplo, um jogador com um 4% de 3-bet do botão pode apenas 3betar 99 + e AQs +.

O que você faz neste caso? Com quase todo o seu range, você folda. Por quê? Contra alguém que 3-beta puramente por valor, você os vence foldando exploravelmente.

4-bets pré-flop

4-bets dependem completamente do range de 3-bet dos seus adversários. Se o seu oponente 3-beta apenas AA e KK, então você só pode 4-bet AA contra o seu adversário.

Você pode usar as estatísticas de Fold para 4-bet pré-flop (F4B) para ajudar sua decisão. Se um jogador está foldando 40% ou menos para 4-bets, então o range de mãos que você 4betar precisa ser principalmente por valor. Se o seu oponente estiver foldando 60% ou mais contra 4-bets, então seu range de mãos para 4-bet pode ser mais concentrado em blefes.

No entanto, por causa de como os ranges de mãos estão apertados em 3-bet e 4-bet potes, você precisa começar a pensar em mãos como AQs como mãos que são blefes!

O que você faz contra um 3betador ativo na canhota?

Pode ser incrivelmente frustrante jogar em uma mesa onde alguém 3-beta seus open raises mais e mais. Contra um jogador fraco, excessivamente agressivo, você pode combater a sua estratégia, quer por 4-bet light ou simplesmente pagá-los com um forte range de mãos e deixá-los blefar seus potes quando você acertar o board.

Contra um forte, agressivo 3-betador à sua esquerda, você estará jogando potes grandes fora de posição com um range capado versus seu range não capado quando você vai de flat call. Este é um dos pontos mais difíceis de jogar lucrativamente no poker. Usar uma boa estratégia de 4-bet e analisar seu range de 3-bet para descobrir quais mãos para pagar é a estratégia de longo prazo para o sucesso. Sendo um novato, pode ser melhor simplesmente deixar a mesa.

Se você decidir ficar, provavelmente porque há muitos outros jogadores fracos na mesa, então a maneira mais rápida e fácil de se adaptar é simplesmente começar a aumentar um range mais apertado de mãos primeiro no pote, para que seu range possa lidar com o calor de suas 3-bets ativas.

Este artigo é uma tradução. Para ver o artigo original em inglês, clique aqui


 

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos através dos botões de compartilhamento abaixo deste post.

Cadastre-se em nossa lista de emails para receber esses e outros conteúdos em primeira mão.

Ou então continue evoluindo no poker e leia nosso último artigo: Por que nós deveriamos abolir os micro limits?

7 Comments

  1. t3chm4n

    Muito bom o artigo, aprecio a energia gasta em traduzi-lo :). Sou iniciante jogando SnGs, e entendo que o artigo foi escrito voltado para cash, mas acredito que sirva também para SnG e MTT, pelo menos em sua maioria, conceitualmente falando.

    Abraços!

    Reply
    1. rafaelpimenta1

      Obrigado, Maicon. Que bom que gostou. Muitos conceitos certamente são aplicáveis a SNG e MTT. Grande abraço.

      Reply
  2. Austro Engenharia

    O problema q eu vejo nos MTTs e SNG que jogo (geralmente os turbos) é que geralmente o 3bet dos vilões já são all in, geralmente de Ax, dificultando muito essa visão……
    Aí é q o bicho pega, sinto muita dificuldade em pagar com 10Js ou mãos que jogariam bem pós flop..
    Abç

    Reply
    1. rafaelpimenta1

      Em Sit, muitas vezes sim. Em MTT, nem todo 3bet é tem jogo pós flop. E o HUD pode ajudar muito nisso.

      Reply
  3. Pingback: Usando o All In Equity para acabar com o choro das bad beats de uma vez por todas | RIT Podcast - Run It Twice - Poker

  4. Pingback: A importância do review de torneios no poker | RIT Podcast - Run It Twice - Poker

  5. Pingback: Botões de atalho: Seu maior leak no poker pode ser a preguiça | RIT Podcast - Run It Twice - Poker

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *