RIT Podcast

4 fatores fundamentais para tornar uma mão de poker lucrativa

Olá Grinders!

Como vai a rotina? Espero que esteja tudo ótimo como vocês.

Você já parou pra pensar que o seu gráfico no poker é apenas a representação gráfica de cada decisão que você toma nas mesas? Parece meio óbvio, mas o seu gráfico não é formado apenas de grandes decisões, como pagar um all in na bolha da FT, mas sim de pequenas decisões que fazem você ganhar mais, ou perder menos a cada mão.

POKER-GANHAR-POTES-TRABALHO-DE-FORMIGUINHA

Hoje vamos analisar 4 pontos que tornarão suas decisões nos feltros mais fáceis e lucrativas ao jogar uma mão.  Vejamos abaixo.

SER AGRESSOR

Ser agressor no poker é fator fundamental para ser lucrativo no longo prazo. Afinal de contas é um jogo de fazer o oponente foldar, acertar uma mão é o plano B. Quando você é o agressor, você está no comando, você é que põe a decisão difícil para seus oponentes, além disso, a matemática do jogo nos revela que a maioria das vezes não vamos acertar um board, imagina se dependermos apenas das cartas? Desastre total.

ESTAR EM POSIÇÃO

No poker estamos a todo momento “negociando” potes, queremos levar o máximo de fichas investindo o mínimo possível, por isso estar em posição é tão importante. Imagine isso na prática, você quer vender um veículo e o valor dele é 30 mil reais, você como vendedor está fora de posição, afinal, você precisa falar o preço primeiro. Quando o comprador sabe que você quer 30 mil, provavelmente ele irá pechinchar e pode levar o mesmo por 25 mil, você não ganhou o quanto queria. Agora imagina se você pudesse falar o preço depois de saber o quanto o comprador está disposto a pagar, não seria bem mais fácil estar no controle? No poker isso acontece da mesma forma, em posição você controla o preço, tanto pra mais, no caso de mãos fortes, quanto pra menos, no caso de mãos vulneráveis.

EQUIDADE DA SUA MÃO

A equidade da mão, ou seja, a chance que sua mão tem de vencer contra o range do oponente, é o fator mais óbvio. Se temos uma mão boa como um par de AA é muito maior a chance de vencer do que com 83o por exemplo. Quanto mais fraca a mão, mais dependemos dos fatores acima, e quanto mais forte, mais facilmente levaremos o pote.

IDENTIFICAR OPONENTES FRACOS

Ao sentarmos na mesa sempre iremos identificar quem são os piores da mesa e buscar explorar esse tipo de jogador. Sempre tem aquele tipo de jogador “honestão”, que revela através das ações as cartas que tem. Esse tipo de jogador é facilmente explorado e pode compensar um ou outro fator de lucratividade citado acima.

Conclusão

Tente combinar o máximo possível desses quatro elementos em uma mão, e dificilmente perderá. Se possível seja o agressor, com uma mão boa, em posição e contra um jogador ruim, mas como nem sempre isso é possível, compense um com o outro, por exemplo, fora de posição tente jogar mãos melhores, ou sendo o agressor. Já em posição, contra um jogador ruim, você pode jogar sem ser o agressor e com mão piores, e assim por diante.

Agora coloque isso em prática! Anote e faça seus reviews observando esses 4 pontos fundamentais para tornar uma mão lucrativa.

Nos vemos nas mesas!

Mário Junior


Gostou deste conteúdo? Então compartilhe em seus grupos e redes sociais.

Ouça o último episódio do RIT Podcast – Episódio 12 – Softwares de Apoio: por que utilizar?

Leia nosso o último artigo – Diagrama: Como não ser vítima de um golpe na compra/venda de dólares

5 Comments

  1. William Souza

    Excelente reflexão e ótimas dicas! Agressão, Posição, Equidade e Ser Observador. Algo, realmente, para seguir ao pé da letra. Parabéns pelo texto!

    Reply
  2. Pingback: Níveis de Pensamento: Jogando Poker Além das Cartas | RIT Podcast - Run It Twice - Poker

  3. Pingback: A importância do review de torneios no poker | RIT Podcast - Run It Twice - Poker

  4. Pingback: Explicado: Como Blefar no Poker | RIT Podcast - Run It Twice - Poker

  5. Pingback: Explicado: 4 Situações de ICM em Torneios Para Nunca Mais Errar | RIT Podcast - Run It Twice - Poker

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *