Foco, força e flow. Como a obter alta performance no poker?

Olá Grinders!

Gostaria de trazer uma reflexão sobre seu Off Poker e como isso impacta diretamente no seu game. Quando você joga, você entra em estado de FLOW?  Sabe o que é isso?  Você já entrou neste estado? Sabe como chegar lá? Se você busca uma melhor performance esse texto irá te ajudar.

Flow Poker

A escolha da profissão colocando a paixão em primeiro lugar está diretamente ligada ao que vamos falar hoje. Assim, seria interessante que você lesse meu último artigo aqui no RIT Podcast, onde falei sobre Ser ou não ser um profissional de poker.

Em uma entrevista recente para o programa Poker Night, Rafael Moraes destacou a importância que o off poker tem na carreira dos grandes jogadores de poker. Bons jogadores chegam em um nível técnico tão alto e nivelado, que o diferencial para eles começa a ser a saúde física e mental. Sei que muitos de nós ainda temos um grande caminho para alcançar o nível técnico de jogadores como Rafael Moraes, mas porque não começar hoje mesmo a trabalhar nosso off poker em paralelo aos estudos técnicos?

Sempre imagino que, para nós jogadores, a vida pessoal se reflete em nosso gráfico. Já acompanhei jogadores que enfrentaram grandes downswings apenas porque a vida fora dos panos não ia (ou não vai) bem. Mas como melhorar isso?

Primeiramente temos que buscar ter uma rotina impecável, como qualquer outro trabalho é de extrema importância estabelecermos hora para dormir, acordar, fazer exercícios, estudar e, claro, jogar. Esse ritual diário fará com que cada vez mais você melhore os detalhes do dia a dia e tenha uma melhor performance na hora de jogar. Uma dica muito importante é que planejemos nosso dia já na noite anterior, desde detalhes como a roupa que iremos utilizar, até listar todos os afazeres mais importantes para o dia seguinte. Isso faz a gente poupar “energia mental” em decisões menos importantes que será de extrema importância na hora do jogo.

Outro ponto é cuidar do nosso corpo físico. Certamente a primeira coisa que vem em mente são os exercícios físicos, esse ponto é muito importante para termos resistência para horas seguidas de grind, mas já pensou também na sua alimentação? Alimentos pesados te deixam sonolento e fazem com que você não use todo seu potencial. Eu, por exemplo, faço jejum toda manhã e uma receita simples que me da muita energia para grindar: o Bulletproof Coffee. Veja como fazer neste link.

Já na parte mental temos que trabalhar para ter um mindset vencedor. Sempre quando sentar para jogar temos que nos sentir bem e ter a convicção de que iremos ganhar. O que costumo fazer é meditação diariamente e antes do grind, quando sento na cadeira, fecho meus olhos e visualizo, de forma positiva claro, como vai ser meu dia de grind. Além de dar aquela vibe positiva para o jogo, ajuda a evitar o tilt. Esses exercícios te condicionam a ter controle emocional para tomar as melhores decisões quando “entrar em campo”.

Falando em meditação, essa prática me faz ter mais foco na hora de grindar e é um dos gatilhos para que eu atinja o estado de Flow. Flow é um estado mental de foco total. Sabe aqueles momentos da vida que você está tão focado em algo que tudo ao seu redor fica escuro, que o tempo não passa ou passa mais rápido do que o comum? Então, isso é Flow. Se você nunca chegou nisso jogando poker, comece a se preocupar, pois esse estado mental está muito ligado às tarefas que fazemos com paixão e/ou que exijam muita atenção, como jogar vídeo-game, por exemplo.

Para saber mais sobre Flow, recomendamos esses links abaixo onde este estado é explicado com mais detalhes. É muito interessante, vale a pena ver e ouvir.

Além de tudo que falamos, no poker, podemos fazer alguns exercícios para atingir o Flow. Primeiro de tudo é uma dieta de celular e redes sociais, esses são os inimigos número um do jogador de poker. Poker é um jogo de informações incompletas, qualquer detalhe da mesa, ou de uma mão que perdemos, pode fazer falta em uma decisão futura. Então deixe tudo isso de lado enquanto estiver grindando e até mesmo em seu intervalo, utilize este tempo pensando na sua performance, seja se alimentando, tomando sol ou fazendo alongamentos, por exemplo.

Enquanto estiver jogando use seu tempo, entre uma mão e outra, para observar os jogadores, pesquisar no sharkscope, fazer notes. Você pode fazer um jogo paralelo, mentalmente, tentando acertar o range dos adversários e principalmente separar várias mãos duvidosas durante o grind para perguntar para jogadores mais experientes. Esse exercício te dará um grande avanço técnico e principalmente todo o foco necessário para tomar as melhores decisões!

Espero que esse texto seja um ponto de virada para você, que te inspire a pesquisar mais e mais sobre cada ponto e ver o quanto ainda podemos melhorar quando o assunto é off poker.

GL nas mesas, FOCO, FORÇA e FLOW!

Para as próximas edições contamos com a sua participação, mande sugestões de temas e perguntas para interagirmos e evoluirmos juntos!

Mário Junior

Formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e joga como “mariojgua” no site pokerstars. mariojgua@gmail.com


Gostou deste conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais.

Ouça o último episódio do RIT Podcast – Episódio 12 – Softwares de Apoio: por que utilizar?

Leia nosso o último artigo – A Arte do Mimimi

Anúncios

3 pensamentos sobre “Foco, força e flow. Como a obter alta performance no poker?

  1. Pingback: INFOGRÁFICO: O Caminho para o Sucesso nos SNG Low Stakes | RIT Podcast - Run It Twice - Poker

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s