Como identificar e explorar um fish numa mesa de poker

Conhecido também como jogador recreativo, o fish é um membro muito importante da comunidade de poker, pois com ele sempre vem a action. Nesse artigo vamos entender quais melhores formas de achá-los nas mesas de cash game no poker on-line e como jogar contra eles.

poker fish

Você consegue enxergar o peixinho amarelo? Ou você é o peixinho amarelo? Foto: Poker Pro Journey

Muito dos termos e siglas abaixo são comuns aos jogadores habituados com o uso de softwares e ferramentas de apoio, conhecidas como HUD. São dados e informações importantes, usadas de forma regular por vários players. O objetivo desse artigo não é se aprofundar na explicação do termo, mas exibir aquelas que caracterizam os fishs.

Antes de tudo é fundamental identificarmos os fishs. O que diferencia um fish de um jogador regular?

“Se após meia hora de jogo você não identificar quem é o pato, é porque você é o pato!” – Matt Damon em Rounders

Uma característica comum é que fishs dão muito limp. Também é comum postarem o big blind e o small blind antes da hora. Ouça o nosso Episódio 3 – Coisas de Fish para mais detalhes.

Stats comuns

As stats mais importantes para identificar um fish são:

VPIP (Voluntary put $ in pot)

Essa stat define a frequência em que um jogador se envolve em mãos, fishs usualmente têm VPIP acima de 39,00.

Fold to Preflop 3bet

Quanto o jogador larga a mão quando é aumentado após ter dado um raise no pré flop. Os fishs possuem menos de 40% nesta stat.

Winnings

Resultado em dinheiro da soma das sessions do jogador. Os fishs costumam apresentar resultados deficitários. Entretanto vale lembrar que há recreativos que são lucrativos e vou falar sobre eles no decorrer do artigo.

Jogando contra um fish

Existem basicamente dois tipos de fish:

Fishs calling stations (passivos)

Esses fishs têm um PFR(pré-flop raise) baixo e folds pós-flop em geral baixos também. Contra eles, é interessante betar bastante com nossas mãos de valor, principalmente em boards wet. Quando tivermos um draw, recomendo optar pelo check. Não há necessidade de betar sem valor contra este tipo de fish.

Fishs Aggro (ativos)

Estes são identificados por PFR alto e AF(Agression Factor) alto. Encarando um fish desse tipo exige muito estômago para ir até o showdown. Checks facilmente induzem blefes do recreativo e bets contra eles costumam tomar raises também. Recomendo jogar de forma inteligente as mãos de valor e foldar seus airs ou draws caros.

Algumas jogadas comuns utilizadas por eles:

– Donkbet

A mais frequente é a donkbet. Essa aposta ocorre quando o jogador está fora de posição e dá call no raise de outro jogador. Quando vem o flop, o caller lidera fazendo uma aposta. A donkbet pode ser usada em outras streets além do flop. Por exemplo, a donkbet river. Ela constantemente é usada pelos fishs como uma blocking bet (quando não querem pagar uma aposta alta pra ver o showdown) e também em forma de blefe e valor. É preciso analisar bem a mão para interpretar corretamente o que o fish está fazendo.

– Raise com Top Pair

Este raise é muito presente no estilo de jogo dos fishs e não é incomum o kicker ser baixo. Interessante observar que muitos deles não dão raise nas streets iniciais com seus set’s e deixam pra aumentar apenas no river.

– All in com flush draw e open-ended straight draw

Recorrente nos 3bet+ pots, quando os fishs se deparam com um draw e colocam todas fichas no pote.

Fishs Habilidosos

Existem alguns fishs que, quando você os encontra e entra na mesa, ele está lá com mais de cinco buy-ins de stack e todos os outros regulares da mesa com o buy-in inicial. O que aconteceu? Esse efeito normalmente ocorre quando o fish está em um nível de pensamento acima do comum e passa a dar outplay nos regulares. Em primeiro lugar eles sabem como ninguém usar a própria imagem de fish que é bem forte e roubam potes de forma fácil quando cartas boas pro range deles aparecem. Esses jogadores sabem com certa precisão quando parar de betar ou foldar e passam a mudar e dominar a dinâmica da mesa.

Seleção de mesas

Vamos falar um pouco dos softwares de table selection. Eles ajudam a procurar por fishs e selecionar as mesas onde vamos jogar. Para um profissional é fundamental ter um software desses. Alguns exemplos deles são:

– TableScan Turbo

– Smart Buddy

– Poker Table Finder

Mesas com potes médios altos costumam ter fishs e também atraem mais deles, é por isso que as vezes temos mesas com dois ou três fishs. Em contrapartida essas mesas habitualmente possuem longas listas de espera, já que muitos regulares vão querer jogar na mesma mesa que eles.

No poker é importante identificar um jogo onde se tenha um edge sobre o field, para que no longo prazo se possa vencer. Não deixe seu ego te atrapalhar. No fim do dia, nenhum jogador regular vai querer jogar apenas contra regulares tão bons ou melhores do que ele.

“Pra ter sucesso no poker você não precisa ser o melhor jogador do mundo, só precisa ser melhor do que os jogadores contra quem estiver jogando.”  – Chris Moorman

Tem dificuldade em alguma situação especifica do poker? Quer ver mais sobre algum tema comentado no artigo? Sugestão para outros temas?

Entre em contato conosco!

Boa sorte nas mesas e até  o próximo artigo.

David Schmid


Ainda não ouviu o 11º episódio do podcast Run It Twice? O tema foi Episódio 11 – Entrevista com Victor Marques, o Vitão? Ouça agora!

Leia também nosso último artigo: Usando o check/raise como uma máquina de ganhar fichas – Parte 2

Adicione o Run It Twice em seus favoritos, RSS e agregadores de podcast.

Quem valoriza o autor e o bom conteúdo, compartilha!

Anúncios

6 pensamentos sobre “Como identificar e explorar um fish numa mesa de poker

  1. Pingback: Níveis de Pensamento: Jogando Poker Além das Cartas | RIT Podcast - Run It Twice - Poker

  2. Pingback: Botões de atalho: Seu maior leak no poker pode ser a preguiça | RIT Podcast - Run It Twice - Poker

  3. Pingback: A Arte do Mimimi | RIT Podcast - Run It Twice - Poker

    • Carlos, certamente que é possível. Obviamente que hoje o field é mais duro que antes, mas ainda assim há muito o que explorar por ai. Estudo é a palavra chave para ter um gráfico positivo.

      Curtir

    • Caro Carlos,
      AINDA é, mas exige muito estudo e disciplina. O nível do field mudou muito, e acredito que vai continuar mudando. Conte conosco caso decida entrar em uma jornada! Abraço e sorte nas mesas!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s