Descubra como aplicar o float perfeitamente e ser ainda mais lucrativo

Para se tornar um jogador de poker completo, devemos aprender a utilizar todas as ferramentas que o jogo te proporciona. Uma delas bastante lucrativa no Texas Holdem é o float (ou floating). Porém, o float, se mal aplicado, pode acabar se tornando uma jogada custosa. Será que você já sabe aplicar o float corretamente? Neste artigo vamos explicar todos os aspectos que envolvem a aplicação de um float bem sucedido. Continue lendo abaixo.

floating

O que é o float?

Como o próprio termo sugere, o float é uma técnica que te permite “flutuar” sobre a aposta do oponente. Consiste em dar um call numa street inicial (geralmente no flop) com a intenção de blefar numa street posterior quando seu oponente mostrar fraqueza ao dar check.

Exemplo:

Clique na imagem abaixo e depois no botão “Play” para ver um exemplo de float.

float

Quando aplicar o float?

Oponentes que possuem alto índice de continuation bets são bons para aplicar floats. Isso porque essa alta taxa significa que eles cbetam tanto os potes que acertaram quando os que erraram. E sabemos que nós só acertamos o flop em 33% das vezes. Ou seja, na grande maioria das vezes o cbet desses jogadores não terá acertado nada. Assim, a chance do float ser mais bem sucedido contra esses jogadores aumenta.

  • Aplicar o float quando o board favorecer.

No exemplo acima, percebam que as cartas do flop não conectam muito com o range de mãos do agressor, o que torna a aplicação do float melhor sucedida. Não adianta tentar aplicar o float num jogador tight num flop AKQ. A chance dele ter conectado com esse board é alta e a aplicação do float aqui não é recomendável.

  • Aplicar o float em situações de stack confortável

Algumas técnicas do poker só são executadas de maneira ideal quando se tem stack para fazê-las. Quando o stack efetivo envolvido for curto, significa que ou você ou seu oponente podem ficar comitados com o pote ao executar o float, o que pode te impedir de desistir da jogada caso seja necessário ou de fazer o oponente desistir da mesma, que é exatamente o nosso objetivo com o float. Portanto, é bom ter um stack saudável para utilização deste move. Algo acima de 20 bbs.

  • Aplicar o float contra jogadores agressivos fracos

Este item tem relação com o primeiro mencionado. Jogadores agressivos costumam apostar em quaisquer flops, o que os tornam vulneráveis ao float. Mas é bom ter cuidado. Um bom jogador agressivo está preparado para dar 2 ou 3 barris, o que irá dificultar seu move, tornando sua jogada não muito lucrativa ou mais cara de ser executada, pois poderá te obrigar a fazer um “float retardado”, aplicando o blefe no river e não no turn.

  • Aplicar em jogadores tight

O float funciona melhor contra jogadores tight. Isso porque o range de mãos destes oponentes é mais bem delimitado. Se você joga poker online com o auxílio de HUD, a stat para te indicar isso seria um VPIP de até 20. O range de mãos de jogadores loose (clique aqui e leia nosso artigo sobre Range de Mãos para Jogos Live Turbo) pode acertar o board que você julgará ideal para aplicação do move, de modo que ele terá valor na mão e não foldará facilmente.

  • Aplicar o float em posição

Este move é a prova de como a posição numa mesa de poker pode ser ainda mais importante do que as mãos que você joga (clique aqui e ouça nosso episódio sobre Posições na Mesa de Poker). Deve-se preferencialmente aplicar  float jogando em posição, especialmente em late position. Tentar aplicar um float sem posição é uma técnica mais avançada e deve ser utilizada com cautela. Utilizar-se desta técnica em posição te dá o benefício de ver a ação do seu oponente primeiro, e detectar mais facilmente a fraqueza na jogada do oponente. Além disso, dar o call em early position ou em middle position pode não garantir que você jogará mão em posição. Por isso, é ideal que você faça este move estando no button, no cutoff ou, no máximo, no hijack.

Quando não aplicar o float?

  • Evitar aplicar contra jogadores calling stations

Jogadores que gostam de pagar até o fim com o 2º ou 3º par da mesa não são bons alvos para se aplicar o float. A chance de que ele te pague até o fim com mãos de valor baixo (mas ainda melhores que a sua) é maior, de modo que deve-se evitar utilizar esta técnica contra eles.

  • Evitar aplicar em potes multiway

O float é mais bem sucedido em situações de heads up. Quando outros oponentes entram no pote, a chance de alguns deles conectarem com o flop aumenta, de modo que o float pode não ser bem sucedido. Evite aplicar este move em situações de muitos jogadores.

  • Evitar jogadores que fazem 2 ou 3 barris blefando

O sucesso do float consiste em perceber fraqueza no oponente e, em uma street seguinte, levar o pote. Se ele não mostra fraqueza e beta em todas as streets, a execução desta jogada fica comprometida. Portanto, se tiver percebido que o vilão gosta de dar vários “tiros” mesmo blefando, repense a jogada.

Outras considerações sobre o float

  • A intenção de utilizar o float deve vir durante a jogada

Normalmente não se entra na mão com a intenção de aplicar um float. As variáveis devem se alinhar, normalmente no flop, para que você resolva utilizar o float. A primeira delas já falamos aqui: o board deve favorecer. Quando o board vem fora do range do vilão ou é muito desconectado, é mais fácil de utilizar. Um exemplo de outra variável: o vilão tem open raise padrão de 3x. De repente ele faz 5x pré flop. Se você entender que este tell pode representar um par alto, talvez não seja o momento de aplicar um float, ainda que o flop favoreça, entende?

  • Float é uma jogada para mãos sem valor

 Suponha que você pague em posição com uma mão marginal e acerte um flush draw ou um straight draw. Dependendo do cenário, pode ser melhor jogar sua mão de maneira mais agressiva do que aplicar um float como um semi blefe. Quando sua mão aumenta de valor, podem existir outras maneiras de jogá-la. O float em geral é utilizado com mãos sem valor.

Conclusão

Pode não parecer, mas leva anos até dominarmos todas as ferramentas que o Texas Hold’em pode te oferecer. Ter em seu arsenal o float é essencial para se tornar um jogador de nível avançado. Contudo, perceber as condições para utilização desta ferramenta é muito importante. Caso não consiga aprender isso, o uso do float irá te custar muitas fichas no longo prazo. Se você ainda não tinha esta técnica na sua “caixa de ferramentas”, tire o dia para perceber os spots acima mencionados e aplicar, depois retorne aqui para nos dizer. Você vai se surpreender.

Gostou deste artigo? Então se inscreva na nossa lista de emails. Temos mais conteúdos assim para você. Basta clicar na imagem abaixo.

lista RIT

 

 


Ainda não ouviu nosso 9º episódio do podcast Run It Twice? O tema foi Sua família e o poker: amor ou ódio?

Leia também nosso último artigo: 14 motivos inquestionáveis para você ouvir agora um podcast sobre poker

Adicione o Run It Twice em seus favoritos, RSS e agregadores de podcast.

Quem valoriza o autor e o bom conteúdo, compartilha!

Anúncios

4 pensamentos sobre “Descubra como aplicar o float perfeitamente e ser ainda mais lucrativo

  1. Pingback: A importância do review de torneios no poker | RIT Podcast - Run It Twice - Poker

  2. Pingback: Usando o check/raise como uma máquina de ganhar fichas – Parte 2 | RIT Podcast - Run It Twice - Poker

  3. Pingback: Usando o check/raise como uma máquina de ganhar fichas – Parte 1 |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s