RIT Podcast

Bolha: você está sendo lucrativo?

Todos sabemos que o período da bolha em torneios e Sit and Gos é um período crucial para a lucratividade do jogador. Mas como devemos jogar na bolha? Esperar pelo ITM ou ser agressivo para crescer nosso stack? Continue lendo para saber mais.

MONEY-Bubble

Pressionar, pressionar muito!

É a frase que mais escutamos, ou lemos, sempre que estudamos o joguinho né? Estamos num momento do mtt/sng em que as pessoas mais ficam preocupadas em colocar fichas no pano. Então o mais comum é pressionarmos essas pessoas, só que nem sempre conseguimos descobrir isso só olhando na mesa, sem auxilio externo (de um Sharkscope por exemplo), então temos que buscar outras formas de aproveitar nosso momento.

Mas o quanto podemos fazer realmente isso, ou quantas vezes estaremos numa situação que poderemos fazer isso?

Na maior parte das vezes esperamos estar numa situação onde podemos ser o jogador da mesa que pressiona, por ter um stack grande o suficiente, podemos atacar aqueles que estão ali só esperando a bolha estourar para jogar todas as fichas pra frente.

Além disso, nos encontramos também na situação inversa, onde estamos short e estamos esperando uma oportunidade da dobra ou de algum outro estourar a bolha.

É nesse momento que devemos pensar qual a melhor forma de utilizar nossas fichas de forma eficiente para tanto ganharmos mais fichas, quanto não sermos o bolha!

Numa situação simples e comum de sit and go com nove jogadores, onde a premiação vai para os três primeiros, logo nossa bolha acontece quando temos quatro na mesa sobrando e é aí que entram nossas estratégias, que vão servir para quase qualquer outro sng ou mtt.

Digamos que os stacks da mesa estão da seguinte forma:
Jogador 1: $1500
Jogador 2: $6000
Jogador 3: $3500
Jogador 4: $2500

Nessa situação, o Jogador 2 vai poder causar muito estrago nos outros jogadores, principalmente contra o Jogador 3, que vai estar pressionado pelo fato dos jogadores 1 e 4 estarem com menos fichas e mais chances de cair. Seguindo a mesma linha de raciocínio, o Jogador 3 também vai poder pressionar o Jogador 4.

Essa é a parte mais fácil quando vemos um estudo, mas e como a gente jogaria sendo o Jogador 1, senta e espera? Acho que não! Nosso alvo é basicamente igual ao do Jogador 2, com pequena diferença: NOSSA POSIÇÃO! Não podemos esperar que alguém caia, já que estão esperando que façamos isso primeiro, então podemos atacar com “tranquilidade” os jogadores 2 e 4, já que causamos um bom estrago no seu montante de fichas. E como os dois jogadores estão preocupados com a situação, podemos aproveitar o momento e jogar um range ainda um pouco maior q o de costume.

Assim como os sng, os mtts tem uma visão bem parecida para o ITM quando se está tão short na mesa. Digamos que o torneio tem 88 pessoas e o ITM seja entre os 87° . Temos 6bbs mas somos o 78º, podemos usar o desespero dos outros para dobrar, já que estarão com essa preocupação de apenas “entrar no dinheiro”.

Jogar na bolha pode ser mais proveitoso quando se entende quem são os outros jogadores na mesa, quem podemos, ou não, pressionar. Busque aproveitar o máximo desse momento, seja você o CL da mesa ou o Short.

Boa sorte e ficha neles!!

Gostou desse conteúdo? Então clique na imagem abaixo e cadastre-se em nossa lista e emails para receber muito mais.

lista RIT

Quem valoriza o autor, compartilha!


Ainda não ouviu nosso 7º episódio do podcast Run It Twice? O tema foi Estude Poker ou Fique Para Trás. Ouça através deste link.

Leia também nosso último artigo: Por que é tão difícil se tornar um jogador profissional de poker? – Por Debora Natalie

Adicione o Run It Twice em seus favoritos, RSS e agregadores de podcast.

Gostou? Compartilhe com seus amigos e nas redes sociais.

2 Comments

  1. Pingback: Usando o All In Equity para acabar com o choro das bad beats de uma vez por todas | RIT Podcast - Run It Twice - Poker

  2. Pingback: Explicado: 4 Situações de ICM em Torneios Para Nunca Mais Errar | RIT Podcast - Run It Twice - Poker

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *