RIT Podcast

Como a devastadora armadilha dos falsos outs pode deteriorar seu stack

Todos os jogadores de poker sabem (ou deveriam saber) que um dos fatores que devem balizar o pagamento de uma aposta são as odds que se tem no momento da jogada. As odds são calculadas em função dos outs que o jogador tem para formar uma mão vencedora. Porém, será que você está calculando seus outs de maneira correta? Tem certeza que todos os outs que você calculou são realmente seus?

Continue lendo este artigo para não cair mais na armadilha dos falsos outs.

odds

Quando você se depara com uma situação onde dar raise não parece ser uma boa jogada mas sua mão não é exatamente um lixo, o cálculo das odds pode ajudar a definir qual é a melhor decisão a tomar. Como dito acima, as odds são calculadas em função da quantidade de outs que você tem e que tornariam a sua mão provavelmente a vencedora. Guarde esse “provavelmente” em sua memória. Ele será importante mais a frente.

Façamos uma pequena introdução sobre odds, para ajudar na ideia central que virá depois.

Para os menos familiarizados com os cálculos de odds, temos a seguinte tabela que define nossas pot odds:

A primeira coluna nos diz a quantidade de outs que temos. A 3a coluna nos diz o percentual correspondente àqueles outs no flop (faltando ainda duas streets). A última coluna nos mostra em quais situações àquele número de outs pode ser encontrado. Para ilustrar: quando temos um flush draw no flop, temos 9 outs, o que corresponde a 35% de chance de você acertar seu flush e formar uma mão vencedora – linha 9 da tabela. Se esse flush draw for no turn – e, portanto, com apenas uma street por vir – temos 19% do nosso magnífico flush ocorrer (2ª coluna).

– Ah, mas eu vou ter que decorar essa tabela toda? Impossível!. Gritou alguém.

– Calma, meu jovem, que existe um bizú.

Para facilitar essa conta, existe a regra do 4 e 2, que é a seguinte:
1 – Se estiver no flop, multiplique seu número de outs por 4, e terá suas odds.

Como exemplo do flush, 9 outs x 4 =  36%.

2 – Se estiver no turn,  multiplique seu número de outs por 2, e terá suas odds.

Como exemplo do flush, 9 outs x 2 =  18%.

Os números da tabela são aproximados. Você não precisa se apegar aos valores exatos.

– Tá, mas como é que eu vou utilizar essas odds no meu jogo?

– Ora, pequeno gafanhoto, é simples.

Se suas odds do flush draw são de 36%, quer dizer então que quando você se deparar com essa situação, pagar até 36% do pote para tentar acertar seu flush draw é uma jogada lucrativa. Em termos práticos: suponha que seu lindo T de espadasJ de espadas esteja esteja diante de um flop onde duas das cartas também sejam de espadas, sem outras quedas para straight ou overcards. Vilão apostou e você já decidiu que aumentar não é um bom negócio. Mas devo ou não pagar? Desconsiderando outros fatores (afinal nem só de odds vive o poker), a resposta pode ser: se a aposta foi de até meio pote, tenho odds suficientes para pagar.

– Como assim?, questionou um rapaz ainda em dúvida.

Se o pote tem 1000 e o vilão apostou 500, você deve pagar 500 para disputar um pote de 1500 (1000 do pote + 500 que o vilão apostou). Em outras palavras, a mesa está te dando 33% de odds (500/1500) e seus outs estão te dando 36% (9×4). Você então deve considerar fortemente pagar essa aposta.

Quando as probabilidades do pote forem mais caras/altas que as possibilidade dos seus outs, pagar pode não ser um bom negócio.

– Ahhhnnnn!!!, caiu a ficha de outro. Com trocadilho, por favor.

– Aprendeu, né danado!

A Armadilha

 Dito isso, vamos à questão dos falsos outs (ou falsas odds, como queiram).

Tomemos como exemplo o board da imagem inicial desse post. Suponha que todos os vilões estão com stacks saudáveis, e que, nos blinds 100/200, 3 pessoas deram limp antes de você, vc deu limp também com T de espadasJ de espadas e os blinds completaram. Portanto, jogo para 6 pessoas.

Flop: 6 de paus K de copas Q de copas.

Há 1200 no pote. Vilão no SB sai atirando 600. Todos foldam até você. Com 8 outs para formar o straight (quatro 9 e quarto Ases), seu draw está te dando odds de 32%. A mesa está te dando 35% (600/1800), praticamente o que você precisa para pagar. Mas olhe novamente para o bordo. Existem duas cartas de copas. E 2 dos seus outs são de copas. Seu possível straight não é necessariamente A mão vencedora. Ela é “provavelmente” a vencedora. Neste caso, eu diria até “possivelmente”, uma vez que num jogo com 6 pessoas, é bastante razoável que o vilão com duas cartas de copas tenha pago tentando acertar seu flush e que tenha saído de lead no flop.

Em outras palavras, pode ser que você não tenha de fato 8 outs, e sim 6 outs – portanto, 24% de odds – o que torna o call uma jogada ruim. Pagar neste spot é confiar demais nas implied odds – que é um conceito mais avançado, e assunto para um outro momento. Acertar o 9 de copas ou o A de copas pode ser um verdadeiro desastre, tudo porque você calculou mal seus outs. Dois deles podem ser “falsos outs”. O torneio não se vence em apenas uma jogada. Se você foldar, perderá apenas 200 fichas.

Um outro exemplo.

Stacks de ambos em torno de 5000. De UTG, blinds  em 100/200, um vilão tight faz uma aposta de 600, você resolve pagar do BU com 8 de espadas9 de espadas.

FLOP Q de ouros K de espadas As de espadas. Você tem flush draw.

Vilão cbeta 700, você paga.

Turn 2 de copas. Um blank.

Vilão aposta 800. Em sua leitura, nitidamente ele tem uma mão grande e está querendo extrair suas fichas. Pagar essa aposta e acertar o flush no river te deixa comitado com o pote, uma vez que você terá 2900 e o pote 4200. A mesa está te dando 23% de odds. Com 9 outs, você precisaria de cerca de 19% para acertar seu flush. Parece um call justo.

Mas novamente, olhe com mais cuidado para o board. Você está contando 9 outs. Mas definitivamente, as trincas de A, K e Q fazem parte do range do vilão. Caso a próxima carta seja um Q de espadas ou um 2 de espadas, tem certeza que seu flush é bom? Ao tempo em que você acertaria o flush nessas cartas, seu vilão poderia formar um full house, ou quem sabe uma quadra. Na prática, você pode ter 7 outs, tendo 15% de chances de formar a melhor mão e, neste caso, o call também não seria interessante. A “provável” melhor mão nos parece um pouco distante agora.

Conclusão

Saber calcular as odds no poker é fundamental. Mas calculá-las de maneira precisa é o que pode te tornar lucrativo no fim do dia. Desconsiderar os falsos outs pode te fazer dar muitos “pequenos” calls equivocados, deteriorando gradativamente seu stack. Na pior das hipóteses, podem te fazer colocar todas as fichas no pano estando drawing dead.

Portanto, a partir de agora, não calcule suas odds no automático. Entrando no clichê, “leia a textura do board”. Isso com certeza fará a diferença no seu jogo.

Gostou desse conteúdo? Então clique na imagem abaixo e cadastre-se em nossa lista e emails para receber muito mais.

lista RIT

Quem valoriza o autor, compartilha!


Ainda não ouviu nosso 6º episódio do podcast Run It Twice? Fizemos uma entrevista excelente com o dono de clube e professor universitário de poker Paulo Longo. Ouça através deste link.

Leia também nosso último artigo: Quando é seguro ignorar o pote?

Adicione o Run It Twice em seus favoritos, RSS e agregadores de podcast.

Gostou? Compartilhe com seus amigos e nas redes sociais.

4 Comments

  1. William Souza Nascimento

    Esse é certamente um dos assuntos mais complicados para nós, iniciantes, absolvermos. Cálculo de odds, pot odds e as implied odds… Junta isso com a textura do boards, seu stack, sua imagem, aquele vilão (se é CL, se short) e ainda o level ou metagame, ainda tem ICM se tiver na bolha de uma FT, por exemplo. Rapaz… Eu sempre quiz ler um material assim mais simplificado, mais perto do diálogo popular. Confesso que na primeira leitura ainda ficam algumas dúvidas, mas vou ler mais algumas vezes para ficar afiado, porque aí sim está um ponto que preciso melhorar! Mais uma vez Obrigado a Equipe RIT! Rafa e Murilo show de bola, caras!

    Reply
  2. Paulo Macarineli

    Quanto mais conheço os Outs, mais eu odeio eles kkk

    Reply
    1. rafaelpimenta1

      Kkkkkkk Não odeie. Eles são sua salvação.

      Reply
      1. Paulo Macarineli

        Odeio porque nem sempre a conta bate…

        Reply

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *