RIT Podcast

Ainda é possível viver de poker?

Event55_Day03

Texto original de Mark Patrickson

O caminho mais difícil de ter a vida fácil.

É bem complicado, eu sei, mas é a verdade. Pelo menos para a maioria dos profissionais por ai.

Desde quando a vitória do Chris Moneymaker (no Main Event do WSOP em 2003) colocou o Mundo do Poker em êxtase, o padrão do jogo subiu absurdamente. Os jogos tem se tornado mais e mais difíceis, dia a dia até chegarmos na situação que nos encontramos hoje. Tendo você jogado por muito ou pouco tempo, deve admitir que não parece tão legal.

Mas a situação está tão ruim, a ponto de dizer as pessoas que o sonho acabou? Deveríamos dizer que não dá mais para viver de Poker?

Se seu objetivo é de se tornar um profissional, então sua jornada vai ser muito mais difícil do que foi pra mim, quando comecei em 2005, mas eu não vejo como uma tarefa impossível.

O que é um Profissional de Poker?

A definição que constitui um “profissional” está baseada em qual é sua ocupação primária que paga suas contas.

Existe uma enorme diferença entre ser capaz de bater os jogos e receber uma média de salário, de ganhar alguns trocados em um ano só para poder dizer a todos que você é um profissional de Poker. Se você não consegue viver sem ajuda externa então certamente você não é um profissional.

Neste artigo considero apenas a possibilidade de quais chances de ser um profissional “de verdade”, capaz de tomar conta de si mesmo e sua família em sua terra natal.

O que realmente mudou?

Com todas as mudanças em legislações, o panorama do poker parece totalmente diferente de cinco anos atrás. Mas mesmo que seja um ambiente muito difícil há muitos jogos acontecendo. Separado de jogadores com muito mais qualidade constantemente atrás de um pequeno pedaço dessa fatia, um dos maiores problemas que encontramos enquanto profissionais é com quem podemos jogar online atualmente.

Muitos países passaram por leis para proibir que seus cidadãos joguem online com jogadores de outros países. Para lugares como França, Espanha e Italia, diminuiu o field dos jogadores em algo tão microscópico comparado com o que era antes. Isso obviamente torna muito mais complicado de subir Stakes. Devem existir alguns momentos em que você nem é capaz de encontrar mesas suficiente do seu nível.

Outra mudança nos últimos um ou dois anos foi a redução de rakeback em algumas salas de poker. A alguns anos atrás, as ofertas eram tão boas quanto 80% de rakeback. Pokerstars recentemente diminuiu uma das mais atrativas recompensas já vista, embora neste caso, esse foi com objetivo nos jogadores de Mid a High Stakes.

Antigamente, com tantas opções generosas, o número de pessoas que foram capazes de viver do poker eram maiores. Muito de vocês já devem ter visto a expressão “rakeback pró”. Alguns jogadores eram instigados a jogar um nível acima, mesmo que ficasse no zero-a-zero, só por causa dos bônus de recompensas.

Ainda existem alguns bons acordos, mas como está tudo mudando, é provável que não tenhamos mais os acordos de antigamente. Com menos dinheiro retornando aos jogadores, isso vai impactar na quantidade de jogadores que serão capazes de jogar em tempo integral.

Importa onde vivemos?

Obviamente no mundo de hoje existe uma grande variação de custo de vida ao redor do globo. Então precisamos considerar que nos mudar é uma decisão adequada no longo prazo para aqueles que querem ser profissionais.

Tendo viajado ao redor do mundo e conhecido vários jogadores no caminho, obviamente conheci alguns que viviam com a cabeça na areia que nem avestruz. Claro que viver em algum lugar barato como no Sudeste da Asia pode ser bom por alguns anos, poucas pessoas pensaram como plano B. Veja o que aconteceu cinco anos atrás com os jogadores dos EUA. Puxaram o tapete e o sonho para muita gente acabou.

Se você não ganha o suficiente para bancar o topo do seu consumo de vida, então se mudar para um lugar mais barato é como congelar um problema. Ele vai voltar e te derrubar depois. Esse não é um comportamento profissional.

Se você conseguir tirar um tempo do seu trabalho para viajar, e você viver do poker, isso é ok. Mas esse não é um plano de longo prazo a não ser que você possa voltar e ainda continuar pagando as contas com o poker.

Pode ser feito?

Depois de toda essa negativa, você pode estar pensando em procurar um novo hobby ou um novo sonho. Ainda não!

Melhorar no poker é difícil. Muito difícil. Não sei se é da natureza humana, ou algo específico do poker, mas as pessoas tendem a achar realmente difícil de aceitar conselhos para melhorar o seu próprio jogo.

Tendo gasto incontáveis horas procurando dicas de estratégias em fóruns online, uma coisa sempre se destaca mais que qualquer outra coisa: as pessoas estão sempre pedindo dicas de poker, e então passam a argumentar que preto na verdade é azul. O resultado é que o jogador acaba não mudando sua estratégia no spot em questão. Eles sempre procuram uma razão para não acreditar nas dicas que lhes dão.

Já dei vários coachs para alguns jogadores e modificamos alguns detalhes na forma que jogavam. Tudo vai bem por uma ou duas semanas, então após analisar sua database, eu descubro que eles reverteram para sua antiga estratégia. É quase como se eles tivessem um bloqueio mental para evoluir. Eles não estão dispostos a trabalhar as estratégias que tem sido provadas que são as formas mais lucrativas de se jogar.

Eles acabam reclamando que não conseguem melhorar não importa o quanto trabalhem nisso. A realidade é que mudam pouco em relação de como eles jogam, e é aí onde entra a frustração.

Esse exemplo é exatamente o que acontece com a maioria dos jogadores que querem bater os micro stakes. Se você quer viver como Poker Player, então você tem que estar preparado para ouvir as pessoas e aprender.

Uma das grandes maravilhas de jogos como poker é que trabalho pesado conta muito mais que talento. Não se engane achando que as pessoas vivem bem do seu grind está fazendo isso apenas do talento. Dedicar-se totalmente ao trabalho árduo e muitas horas jogando é necessário, mas se você ama o jogo e tem um sonho isso é possível.

Poker é complicado o suficiente para que muitas pessoas nunca “entendam”. Esse é um outro fato que talvez te traga esperança. Muitas pessoas que se esforçam apenas um pouco alcançam o pico muito rápido. Então, quando eles não podem mais confiar no talento para seguir em frente, eles se encontram sem conseguir prosseguir por causa das situações que mencionei acima.

Então, você definitivamente pode viver como Poker Player, mesmo nos dias difíceis de hoje. Enquanto o tempo passa existirão várias pessoas que tentarão e falharão. Os fóruns online estão cheios de pessoas que vão dizer para as pessoas que querem ouvir, sobre o quanto todos estão sólidos. Eles vão procurar uma razão para suas falhas que não seja sobre trabalhar ainda mais arduamente de quando faziam antes.

Não desista. Existem vários livros de qualidade, artigos e vídeos por aí. Vá lá e absorva o máximo de informações que você puder, e então coloque seu trabalho nas mesas de poker!


Texto traduzido por Murilo Barreto, qualquer erro de tradução por favor comentem!

Como o Mark disse: Trabalho árduo pode vencer o talento!

VQV galera e ficha no pano!

Gostou desse conteúdo? Então clique na imagem abaixo e cadastre-se em nossa lista e emails para receber muito mais.

lista RIT

Quem valoriza o autor, compartilha!


Ainda não ouviu nosso 3º episódio do podcast Run It Twice? Falamos sobre Coisas de Fish. Ouça através deste link.

Leia também nosso último artigo: Você já se preparou para as mudanças de 2016 no Pokerstars?

Adicione o Run It Twice em seus favoritos, RSS e agregadores de podcast.

Gostou? Compartilhe com seus amigos e nas redes sociais.

3 Comments

  1. Hugo Lira

    Excelente tradução, Murilo! Ótimo texto!!!

    Reply
  2. Pingback: Profissional de Poker: Ser ou não ser? | RIT Podcast - Run It Twice - Poker

  3. Marcelo da Silva

    muito bom!! tudo e capaz basta você acredita e corre atrás.

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *